segunda-feira, 15 de julho de 2013

UM MOMENTO HISTÓRICO PARA O MARKETING MULTINIVEL NO BRASIL

Se você acompanha esse blog certamente faz parte – ou pretende fazer – do mercado de marketing multinível. E como sei disso, tenho uma pergunta à lhe fazer: como tem sido seus últimos dias? ( :lol: Perguntinha capciosa, não!?) Agitados? Turbulentos? Tensos?
Os meus tem sido uma mistura de tudo isso com uma grande dose de esperança, mais algumas pitadas de otimismo. Acho que algo de muito bom está por acontecer… Na verdade, algo que já deveria ter acontecido há muito tempo, finalmente está dando sinal de que pode tornar-se realidade: as autoridades brasileiras estão olhando para o marketing de rede, estão se dando conta de que ele existe. E independente do que você e eu entendamos “ser ou não ser” marketing multinivel, acho que finalmente podemos sonhar com algum nível de regulamentação para o setor.
E, digo à você, independente da situação em que se encontre, se algum dia você foi atingido pela flecha da esperança do marketing multinivel e quer que essa indústria progrida, torça por essa regulamentação. Torça, reze, ore, faça promessa, o que for possível. Mas anseie apenas isso, em detrimento da vontade de quem quer que seja. Esse não é momento dos meus, dos seus ou dos interesses de qualquer pessoa prevalecerem. É momento apenas de tudo ser tirado a limpo. Das autoridades dizerem o que é certo e o que é errado (não, não vale o que VOCÊ entende por certo) e a partir daí, de todos os profissionais do mercado poderem andar de peito estufado. Orgulhosos de “fazerem” MMN e não apontados pela sociedade como praticantes de algo ilícito.

Evolução do multinível no Brasil

Eu sei que é difícil, mas nesse momento não pense tanto no que é melhor pra você. Pense no que é melhor para o mercado. Esqueça brigas, rixas, concorrência.. Levante apenas a bandeira da regulamentação. Pois sem ela, é possível que todo mundo saia perdendo. É possível que o multinível vá à extinção. Sim, isso é possível. Foi o que aconteceu na China. E é o que pode acontecer aqui também, se não nos organizarmos. Muito já se tentou nesse sentido, sem êxito, mas eu espero que dessa vez algo se concretize.
Nos últimos dias tenho conversado com muitos amigos, leitores do blog e até alguns grandes líderes que eu nem conhecia pessoalmente e uma coisa é comum em todas as conversas: todos sempre me perguntam porque não posto nada no blog sobre toda essa turbulência, porque não exprimo minha opinião. E minha resposta é uma só: isso não cabe a mim! Ah, Pablo, então você não quer tomar partido? Quer ficar em cima do muro? Não, amigo, eu simplesmente não sou juiz e pouco importa o que eu disser. E não, eu também não tenho medo de falar o que penso, mas me sinto na responsabilidade de não ser um “ladrão de sonhos”, que você bem sabe o que significa. Se há algo de errado, não sou eu que hei de apontar.
Sim, claro, eu sei que meu papel é trazer a informação correta aos meus leitores. Mas o que é correto, se nem as autoridades sabem? Ou, se sabem, nunca fizeram questão de nos dizer. Sim, é preciso tomar partido. O próprio Cristo disse “seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito”. É verdade, nós temos que nos posicionar, temos que seguir nossos princípios. Mas não podemos esquecer de que noutro momento Ele também falou: “atire a primeira pedra quem não tiver pecado”. E eu sou humilde o suficiente para não atirar pedra em ninguém. Repito: isso não me cabe. E tenho visto muita pedra sendo atirada, de tudo o que é lado e em toda direção, mas procuro um único inocente e não acho. É tudo jogo de interesse. Mas isso é bom! A concorrência amadurece o mercado. Quebra os monopólios e beneficia os consumidores – no caso, nós consumidores/distribuidores.

Eu quero a regulamentação do marketing de rede

Por isso, amigo, meu silêncio… Quem sou eu pra dizer que você está certo ou errado? Tudo o que eu ouço por aí é tendencioso. E eu não quero cair no mesmo erro. Todas as correntes de pensamento defendem interesses próprios, puramente financeiros. E acho que até eu próprio estou defendendo os meus ao optar pelo silêncio. Mas pelo menos não destruo o interesse dos outros em meu benefício. Não, eu não estou em nenhuma “pirâmide”. Mas, afinal, o que é pirâmide? Desde que o multinível é multinível, que quem se mete com ele, em qualquer empresa que seja, é considerado “piramideiro”. Calma, amigo! Claro que eu sei o que é uma pirâmide. Estou apenas brincando.. Mas com o intuito de fazer sua mente dar voltas e repensar seus conceitos. Você que está num negócio, digamos, não tão convencional, reflita além dos seus interesses financeiros. E você que acha que o negócio dos outros, por não ser convencional, não é legítimo, aceite que não é dono da verdade. O mundo muda! E nesse momento o que todos precisamos é de muita reflexão para termos uma grande mudança. Precisamos de um multinível lastreado por leis que nos permitam trabalhar às claras.
Ufa, se sem querer me manifestar sobre o assunto eu já vou com uns quatro parágrafos, imagina se eu quisesse.. :lol: Mas, voltando ao tema central: o que quero com esse post, meu caro leitor, é apenas fortalecer sua crença no MMN, independente de qual negócio esteja desenvolvendo e qual corrente de pensamento defenda. Esse post é dedicado a apaziguar seus ânimos! Dizer-lhe que essa indústria é maior que qualquer interesse individual. Que o conceito do multinível sempre foi perseguido – e provavelmente sempre será – mas prevalecerá à tudo. Ele não faz muito sentido para as pessoas normais. Por isso seja anormal. Seja diferente: enquanto os outros se preocupam apenas consigo, preocupe-se você com todos. Levante a bandeira do multinível e não a sua.
Com essa postura será bem mais fácil suportar o momento… Atenha-se ao que lhe cabe e aguarde com bom ânimo o que não está sob seu controle. Grandes homens suportaram altas pressões no passado e nos deixaram como maior legado a mensagem de que ser diamante é ter uma fé inabalável em dias melhores. Pense assim, aja assim. Fique em paz!

Relaxe, o multinível há de prevalecer


Nenhum comentário:

Postar um comentário